quarta-feira, junho 13, 2007

Sande vs Sandes

Quem é que nunca teve uma daquelas discussões cujo tema é: "como nos devemos referir àquele género alimentício que são duas fatias de pão com cenas entre essas mesmas duas fatias de pão, cujo conjunto forma uma unidade à qual chamamos: sande ou sandes?"
Em todas as discussões sobre este assunto com que me debati ao longo da minha vida acabei sempre por desistir a meio, não por achar que não tinha razão mas sim pelo teor da conversa, cheia de metafísica, linguística e...sei lá...argumentos:
Eu: "Na na, é sande!!!"
Outros: "Na na, é sandes!!"
Eu:" Desculpa, mas é sande!"
Outros:"Catano, então não te estamos a dizer que é sandes??!!"
Eu: "Fiquem lá com a bicicleta."
Outros: "Toma...nós bem te dissemos que é sandes!"
Mas hoje, tudo isto mudou!! Finalmente tenho um argumento válido que me levará à vitória em próximos confrontos. Há uns dias que já não ia a este cantinho hilariante e sempre repleto de boas recomendações, www.havidaemmarkl.blogs.sapo.pt , e descobri um vídeo do "Sr. Marques", aquando desse glorioso dia para a imprensa nacional, como "chefe por um dia" do jornal "O Metro". E como este senhor tem um coração nobre ofereceu ao seu Staff arroz de pato ao almoço. "Mas onde é que está o argumento da sande?" Preparem-se, ele aí vem: "Eu sei que vocês passam fome aqui, eu sei que é todos os dias uma sande e um sumo, não mais que isso. E como sou director, decidi fazer-vos uma surpresa para ser amado por vocês. Portanto hoje o que vai acontecer aqui é que...meus amigos...há arroz de pato!!" Nuno Markl. Eu retratei todo o momento porque queria que vocês contactassem com a bondade deste senhor, mas por favor, atentem nas letras a vermelho.
Da próxima vez, a discussão será a seguinte:
Eu: "Na na, é sande!"
Outros: "Na na, é sandes!!"
Eu: "Desculpa, mas o Markl diz sande...toma! (ar maléfico como quem achincalha)"
Outros: "Ah...então ganhaste. (assim com um ar de fúria e resignação)"

6 comentários:

Diana. disse...

O sr markl é fixe e tal, mas ele e tu que me desculpem mas dizer "vou ali comer uma sande" fica altamente parolo. E nem venhas tentar achincalhar! É parolo e mai nada! :p

Diana. disse...

PS - tens que estar atento que qualquer dia ainda apanhas o Markl a dizer "iderdão" :p
***

Gil disse...

E será grandioso esse dia!
E garanto que ainda ouviremos o Sr. Markl a dizer: "Vou ali grilhar umas coisas...".
Será o achincalhanço para todos aqueles que me injuriaram ao longo deste tempo.

Anónimo disse...

Há muito que me questiono sobre este assunto.. e apesar de respeitar muito o sr markl (apesar do nome dele), tentei procurar alguma coisa mais "científica"!

esta foi a resposta q mais me agradou e ficam desfeitas as dúvidas:

"Os dicionários de língua portuguesa à nossa disposição registam as palavras sande e sandes como sinónimas, marcando-as geralmente como sendo de uso informal e remetendo-as para sanduíche, o aportuguesamento da palavra inglesa sandwich. As duas formas, sande e sandes, são obtidas por truncação (processo de formação de palavras que consiste na redução de um termo sem alteração do seu significado ou da sua categoria gramatical) do substantivo feminino sanduíche, sendo que no caso de sandes se verifica o acréscimo paragógico de um -s expressivo. O plural de sande forma-se de modo regular, acrescentando um s ao final da palavra (ex.: comeu uma sande de fiambre / comeu duas sandes de fiambre), enquanto a palavra sandes é invariável em número, isto é, a forma singular é igual à forma plural (ex.: a sandes de frango estava deliciosa / as sandes de frango estavam deliciosas). Em português, existem vários casos de pares de variantes em que uma delas flexiona em número e a outra, que corresponde graficamente ao plural da primeira, é invariável em número, tais como cosmo / cosmos, lava-loiça / lava-loiças ou pobretana / pobretanas."

Sofia

Gil disse...

Não quero saber...o Markl diz "sande"!
Cheira-me que essa gramática está errada!
E quanto a ti Sofia, lá estás tu e a mania de "ah e tal, a minha tia é professora de português!"
Por mais que tentem, o dia de hoje não deixa der ser um dia grande!

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,