segunda-feira, janeiro 01, 2007

Dezembro em Lisboa...

O título deste post pode parecer estranho à primeira vista mas cedo verão o seu significado...
No dia 29 de Dezembro, encontrei-me em Lisboa com uma pessoa que já não via há 6 anos! Apesar de planeado foi um encontro um pouco inesperado porque a hipótese de ele se realizar surgiu espontaneamente numa conversa informal que nada fazia prever que resultasse numa ida a Lisboa. Foi um dia em grande, um dia ideal para "desrotinar"...primeiro porque reencontrei uma amiga, segundo porque conhecia pouco de Lisboa e com esta visita acho que percorri a cidade inteira num dia (se não foi a cidade inteira, foi quase).
Dezembro em Lisboa? Eis a explicação: a Sara é uma talentosa futura designer que tinha de fazer um trabalho de fotografia para a faculdade com o tema "Dezembro" e então passamos o dia inteiro à caça das melhores imagens em Lisboa que pudessem retratar esse tema...e foi no meio desse conjunto de fotografias que surgiram algumas imagens que documentam a minha visita àquela cidade (claro que essas fotografias nada têm a ver com o trabalho dela) e é com algumas dessas imagens que vou tentar fazer o resumo desse dia.
Acordei às 5.30 para apanhar a camioneta na Renex às 7:30...da viagem até Lisboa não me lembro de nada porque fui a dormir, obviamente. Chegado a Lisboa, a Sara decidiu iniciar o nosso roteiro turístico com uma viagem de eléctrico por alguns bairros característicos de Lisboa...Alfama, Anjos, por aí fora...e não podia ter começado melhor. Embora estivéssemos dentro do eléctrico deu para perceber a beleza daqueles "cantinhos", das ruas turtuosas mas sempre repletos de surpresas. Saímos na zona do Chiado com as suas belas avenidas e subimos pela Praça de Camões até à zona da Glória que nos proporcionou uma bela imagem panorâmica de Lisboa.
















Glória

Eu à conversa com o Fernando Pessoa


Voltamos a descer pelo caminho inverso e fomos almoçar no Chiado. Já com as baterias recarregadas, descemos até à Baixa Lisboeta. Passamos pela Rua Augusta, aquela do Monopoly que toda gente tenta comprar para fazer par com o Rossio, e seguimos até ao Terreiro do Paço. Que raio de movimento...é uma praça enorme, ampla que ilustra muito bem a dimensão de Lisboa. Seguimos para o Cais do Sodré onde apanhamos o eléctrico até Belém.

Em Belém visitamos o Mosteiro dos Jerónimos, o CCB e a Torre de Belém. Fiquei impressionado com a dimensão dos Jerónimos, é um monumento imponente mas muito muito bonito. E a Torre de Belém é tão "castiça"!















Eu no "Monastério" dos Jerónimos
















No CCB, na porta destinada a mim...

















Atiro-me...Não atiro-me...(Torre de Belém)









No Padrão dos Descobrimentos, a imitar o nosso amigo Infante D. Henrique...


Já cansados de muito andar, fomos terminar o nosso dia nos pastéis de Belém...que perdição. Agora percebo porque é que o Jesus quis ir nascer a Belém...queria ver se algum pastor ou algum dos Reis Magos lhe levava uns pasteizinhos. Teve azar que levou com ouro, incenso e mirra...é a viding. E depois demos por terminada a nossa jornada e regressamos à Gare do Oriente para a minha partida.


Lisboa vs Porto, qual a melhor? Achei Lisboa uma cidade muito bonita, tem mesmo ar de capital: é desenvolvida, mais airosa, mais bem conservada, mais clara, mais ampla, mais moderna...mas o Porto é mais nostálgico, mais romântico, mais quente. Não é por ser a minha cidade mas há algo no Porto que prende, que arrepia e que Lisboa não tem!
Enfim...foi um belo dia. A minha opinião de Lisboa mudou...para melhor. E quanto a ti Sara, obrigado pelo dia!

5 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

Eu tive também uma sensação semelhante. O Porto é mais cidade porque é mais cinzento e industrial. Parece mais ocupado, mais stressante, mais apertado (e é, na realidade).

Gostaste da Praça do Comércio? E o horrível pavimento de betão hidráulico?

Já eu, visitei Lisboa de traje (as pessoas olhavam para mim de um modo estranho), a pé e de metro...numa tarde.

Levei mais tempo a ver Dublin...enfim...

Migas disse...

beeeeeeeem, n tava nd a espera de um post destes...grande roteiro heim?:P
axo k valeu bem a pena, por nos vermos e pela descoberta..dp serei eu a conhecer o teu Porto, axo k cd cidade la tem os seus encantos e os seus defeitos k a torna especial...de outro modo n teria graça nenhuma..:P *
Sara

Filipe_des disse...

olha, andar pela cidade em busca dos momentos "gloriosos" para um trabalho escolar, é o que eu faço com a Cátia! lol

eu conheço mto mal as duas cidades, não sei o nome das ruas e mto difícilmente iria sozinho para qualquer lado, mas agora que vou mais vezes começo a gostar da nossa cidade bela, que naquelas ruas antigas por entre montras contemporâneas, ainda existe mtos pormenores do que existia à mtos anos atrás.

agora Lisboa não gosto, vê-se logo mal eu passo as portagens da auto-estrada... e fico-me por aí!

és o maior! um grande abraço

Tim_Booth disse...

Va, eu sempre disse que Lisboa até tem um certo poderio estético, o que eu não aguento são os habitantes! Mas não há regra sem excepção porntanto não fiquem ofendidos queridos mouros.

Agora o Porto... bem, o Porto... eu até podia fazer aqui uma dissertação sobre o porto, mas deixo isso para outro blog... embora não me parece que hajam em todos os dicionários, de todas as línguas, palavras suficientes para glorificar a invicta cidade...

Porto, eu te amo...

Abraço GNU!

sofia disse...

nao sejam assim... cada cidade tem a sua beleza. td bem k o nosso PORTO tem akela beleza especial que nao pode deixar ninguem indiferente mas também sempre gostei mt de lisboa. adoro a agitaçao das grandes cidades, a sensaçao de se passar completamente despercebido. e afinal de contas vai ser a miha casa durante os próximos 3/4meses, nao podia vir para aki dizer mal agora. mas o k vos esta a fazer falta pessoal é nao ir so a passeio mas ficar um tempo. so se conhece bem uma cidade qd se vive nela uns tempos.