quinta-feira, novembro 02, 2006

Primeira cirurgia...

O dia de hoje podia ser um dia como outro qualquer...se calhar até foi, mas peço-vos que me deixem considerá-lo especial. Porquê? Porque assisti, pela primeira vez, a uma cirurgia, mais precisamente, a uma neurocirurgia. Foi na Casa de Saúde da Boavista. Não sei se lá voltarei a entrar, mas as recordações do dia de hoje ficarão sempre guardadas e lembrar-me-ei de cada momento como se fosse no presente. Como vocês sabem, estudo para um dia vir a ser médico e estes momentos em que se contacta pela primeira vez com o mundo clínico são sempre emotivos e acabam por dar sentido ao nosso trabalho, ou melhor, fazem-nos ver que afinal o nosso trabalho faz sentido. São experiências que nos levam para lá dos livros e que são capazes de nos ensinar mais do que largas horas de estudo. Mas vou então falar-vos da neurocirurgia, proprimente dita.
O caso clínico, de uma forma simples, era o seguinte: uma senhora, já com uma certa idade, que apresentava uma herniação discal tripla na coluna cervical, ou seja, tinha três discos intervertebrais a comprimir a espinal medula ao nível do pescoço, daí falar-se em coluna cervical, com a consequente formação de osteófitos nos corpos vertebrais. Estas calcificações são vulgarmente conhecidas por"bicos de papagaio". A compressão da medula na sua região anterior provocava um défice motor à paciente, nomeadamente dificuldade em andar, uma vez que as vias eferentes que enviam os sinais para os músculos se encontravam comprimidas. Curiosamente, para verem como o mundo é pequeno, a senhora é de Montalegre (localidade onde tenho uma casita de aldeia). O procedimento cirúrgico para estes casos é extremamente simples: passa pela remoção do osteófito, do disco intervertebral danificado e posterior colocação de uma prótese a substituir esse mesmo disco.
Foi uma sensação agradável assistir à cirurgia, não só pela beleza da "máquina" sob reparo, mas também por ver que tudo aquilo já não é estranho e sentir que já tenho alguma capacidade intelectual para compreender cada passo da cirurgia e saber identificar cada uma das estruturas anatómicas que iam surgindo. Fez-me pensar: "Ah e tal, esta coisa da anatomia até que dá jeito!" Pois é, o mecânico também tem de conhecer o carro para o poder reparar e na verdade os médicos também são mecanicos mas calhou-lhes o azar de o ser numa máquina bem mais complicada. E para quem pensar que no bloco operatório se vive um ambiente austero, silencioso e sério engana-se. Aquilo é a verdadeira animação e fala-se de tudo menos da operação: de futebol, de gajas, de gajos, de memórias de quando se era estudante, peripécias bizarras, anedotas, música, enfim...de tudo um pouco. Rádio ligado...sim, a minha primeira cirurgia foi ao som de U2, entre outras bandas! E momento alto da cirurgia: "Bem pessoal, não venham para cirurgia por achar que isto é giro. Venham por ser algo que vos apaixone. Se pensam que isto é bom, garanto-vos que isto não dá orgasmo nenhum!Pensem bem." E muitas outras coisas foram ditas, de conteúdo muito mais inadequado, as quais não posso revelar uma vez que me foi pedido "sigilo profissional".
Foi uma tarde muito cansativa, mas soube bem.









Fica esta foto para a posteridade: a brigada anti hérnias discais (destes quatro cromos que resolveram brincar aos cirurgiões, sou o que está mais à direita)

5 comentários:

Filipe_des disse...

lololololol oh grande gil..

é verdade que não ha nada que susbtitua as aulas no terreno e principalmente de que as pessoas são todas humanas mas a sociedade em geral pensa que não.

todos brincamos no local de trabalho e fazemos palhaçadas mm quando está a vida de alguém nas nossas mãos! e ainda bem que é assim!

fico feliz por sentires que estás no curso certo! vais ser um excelente médico! e se possível o meu médico!

oh xôr doutoare!

um grande abraço! és o maior!

Cátia disse...

eia xôtor!

ainda bem que tanto tempo de estudo acaba por valer a pena.. para ja não posso dizer o mesmo. enfim.


(: **

diana disse...

Ehehe deve ter sido mesmo fixe :D Cirurgia ao som de U2 \o/
A ver se qualquer dia consigo ir assistir a uma também (não de uma hérnia, claro :x ).
Ainda bem que gostaste, shor doutor :)

***

Tó! disse...

Dia especial sem dúvida... daqueles que por mais que se queira não se esqueçem :P, além de ser o primeiro contacto com o "esburacamento" de uma pessoa viva, e não morta... ui, isto saiu eskisito lol

eu tinha de vir para aqui ajavardar... o k o sr.pr. disse é mentira, pk eu tive um orgasmo durante a cirurgia mas n digas a ng... :P :D e mais uma coisa.. és o da direira de kem está virado para o pc, atenção!

grande abraço pa ti Maior!

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,