quarta-feira, junho 14, 2006

Dia Nacional da Luta Contra a Dor...

Dor...acredito que este seja o tema que mais preocupa a Humanidade, mais até do que a própria morte. A morte é algo para o qual caminhamos inexoravelmente, não há volta a dar e acredito que o Homem já se resignou a esse facto, embora ainda persistam alguns valentes que querem ver os seus cadáveres congelados à espera de um milagre da medicina que os faça voltar à vida no futuro...enfim. Mas a dor é algo que se vive enquanto vivos e não há nada que nos consiga provocar pior sensação.
Penso que não existe forma de explicar a dor...podia tentar entrar pelos caminhos enevoados da Fisiologia e encerrar a dor num mecanismo puramente orgânico, mas considero que a dor é muito mais do que um processo fisológico, é uma realidade com tantas dimensões que a tornam tão subjectiva. É verdade que é o nosso corpo que a sente, ele é o veículo que a dor utiliza para se expressar, mas expressa-se de formas tão diferentes que me faz pensar se haverá apenas um tipo de dor ou vários. Parece óbvio que a dor sentimental tem para nós um peso diferente da dor física e já tentei reflectir qual delas será a pior...caramba, será pior ver um marido, um pai, uma mãe, um filho falecerem, ou viver permanentemente preso a uma cama, perfeitamente consciente da agonia que o seu corpo vive e saber que se caminha a passos largos para um fim inevitável? Em ambos os casos se sofre no corpo...e em ambos os casos se sofre na alma. No segundo caso, o aperto no coração que se sente é a dor da alma, da pessoa, do ser que move um corpo. No primeiro caso, a dor do corpo torna-se muitas vezes a dor da alma, quando se sente que esta vai perdendo a força para manter o corpo vivo, e quando muitas vezes se consegue atenuar a dor do corpo, com todo o tipo de analgésicos, a dor da alma persiste através da consciência de que aquele estado de efémero conforto é passageiro, apenas o abafar do grito do corpo.
Mas talvez, tudo o que estou para aqui a dizer não passam de balelas, de uma filosofia barata...quem sou eu para falar da dor? Terei porventura vivido alguma situação em que a dor me tenha dilacerado, me tenha feito atravessar alguma experiência que me permitisse falar dela? Não sei...acredito que já tenha sofrido...e sofri...já senti dor, só não sei se ao ponto de me sentir em total agonia. Não...a dor que senti, em nada se compara à dor de muita gente! Perante essas pessoas, esses super-ser-humanos que continuam a viver e a sorrir, sou um miserável quando me queixo de uma pequena dor que a minha alma ou o meu corpo sentem, talvez esteja a precisar de uma boa lição. Mas não terei eu também o direito ao meu sofrimento...tenho sim...mas são talvez essas pessoas que me dão a maior lição que alguma vez poderia ter e muitas vezes é o sorriso delas, que vencendo o seu próprio sofrimento, me ajuda também a vencer o meu.
Perante isto, não consigo deixar de pensar no que farei para o resto da minha vida...como futuro médico, sei que serei o companheiro de viagem nas estradas da dor de muitas pessoas, serei tão pequeno perante essa dimensão...só espero, quando nada mais restar, conseguir sorrir a quem sofre e mostrar a essas pessoas que aprendi bem a lição que me foram ensinando.
Em jeito de conclusão, sabendo que não a podemos evitar, que a dor seja algo muito pouco presente na vossa vida e quando a sentirem, pintem um bonito quadro sobre ela!

4 comentários:

Filipe_des disse...

para mim a dor, o sentimento, de incapacidade, de caminho sem retorno, de perda, é bem pior do que uma ferida. (digo eu)

para mim, todos sabemos que sofrer é natural e inevitável, então, prefiro pensar em como sarar a ferida.
e o segredo não está em conformar-me com ela.

é de realçar a tua qualidade de texto. tá excelente!
um grande abraço!

Diana disse...

não queiras ver os meus desenhos....:x

Cátia disse...

é às vezes a dor dá umas bonitas telas.



kto ao dia.. comemorei-o a puchar os pelos da perna ao Telmo e a dizer "anda agora luta".

foi bonito.

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,